O conceito de sustentabilidade está muito mais presente entre nós nos últimos anos do que desde a sua criação.
Construir e instalar coletores de água de chuva e armazená-la para aproveitamento em limpeza e descargas sanitárias; aplicar a reciclagem aos resíduos orgânicos que normalmente iriam para o lixo e o oferecimento do produto final como adubo em residências ou casa de material para jardinagem. Reciclar os plásticos, latas e outros resíduos sólidos que iriam para o lixão ou parar nos rios e cursos d’água. Economizar nos gastos com energia elétrica e outros combustíveis.
Segundo o paisagista Alex Hanazaki, sistemas de reuso da água para o jardim e o uso de revestimentos sustentáveis em áreas externas também serão uma preocupação maior daqui em diante; “A sustentabilidade será uma obrigação, não apenas uma preocupação”.
Em Sorocaba, já é comum em diversos condomínios a coleta de óleo usado para fabricação de sabão. Em vez de jogar o óleo de cozinha no ralo da pia, os condôminos estão separando o produto usado e mandando para a reciclagem.
Além de entupir tubulações, o óleo descartado indevidamente pode chegar aos rios. Calcula-se que um litro do produto seja suficiente para poluir 25 mil litros de água, o equivalente a 25 caixas d’água.
Outra opção popular e bem implementada em Sorocaba é a Coleta Seletiva. Ela passa por diversos bairros da cidade, recolhendo os recicláveis que a população separou, dando um destino correto, o que por muitas vezes iria parar em rios ou demorar centenas de anos para se decompor em algum aterro.
Ainda sofrendo com a falta de água, devido ao rompimento da adutora semana passada, muitas famílias em Sorocaba sentiram na pele por vários dias o que é faltar a água e que bom seria se todos tivessem um sistema de reutilização. Tomara que com o tempo ele se torne acessível à maioria da população.
A Natureza agradece.

Fonte: https://goo.gl/GZ2bLG

blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *