05 dicas de decoração para ambientes pequenos by Manoela Lustosa
Uma pesquisa desenvolvida pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP) revela que, nos últimos três anos, mais de 70% das vendas de imóveis até o ano passado em Sorocaba (SP) são de apartamentos que variam entre 46 e 65 m², com até dois quartos. Essas vendas movimentaram mais de R$ 2 bilhões em 36 meses neste setor.
Com isso, outro segmento que também cresce é o de decoração e utilidades domésticas.
“As pessoas se baseiam muito pelo imóvel decorado das construtoras e por referências na internet, mas na prática não funciona”, explica Manoela Lustosa, que é arquiteta e especialista em design de interiores.
Manoela esclarece que os imóveis decorados apresentados pelas construtoras não são projetados pensando em quem irá morar no espaço. “Eles são baseados muito mais no design do que na funcionalidade. E sabemos que cada família, cada pessoa, tem uma necessidade específica”, destaca.
“Com o projeto conseguimos planejar conforme as necessidades e aproveitando ao máximo o espaço, além de fazer uma composição baseada na parte financeira, pois não basta projetar se o cliente não irá conseguir executar porque o dinheiro acabou”, ressalta a arquiteta.
Os principais erros na hora de decorar estão ligados ao desperdício de dinheiro e de materiais para reforma . “A pessoa gasta todo o orçamento em apenas um item, como os móveis planejados, e esquece que a casa é uma composição e que tem cortina, piso, sofá, equipamentos elétricos para comprar. Outro exemplo é a compra de mais revestimentos que o necessário e depois não ter onde estocar a sobra”, alerta Manoela.
Atenção para as dicas da especialista:
Manoela Lustosa dá dicas para aumentar visualmente os ambientes com alguns truques simples. Confira:
- Invista em uma boa iluminação, pois iluminar o interior de móveis como estantes que tenham portas de vidro, diminui a geração de sombras e amplia o espaço;
- Espelhos também servem como ampliadores de espaço, já que, refletem a luz;
- Faça um bom planejamento interno dos armários planejados. Além de economizar espaço, o bom planejamento dos armários diminui a bagunça dos ambientes;
- Escolha com atenção as cores para compor o espaço e invista em mix de texturas na mobília e nos enfeites. Tons claros dão a sensação de amplitude, já as cores mais fortes podem sobrecarregar os ambientes;
- Preste atenção nos móveis, escolha toda a mobília compatível com o tamanho adequado para o espaço. Tire a medida de tudo. Móveis muito grandes dificultam a circulação das pessoas.
Arquiteta Manoela Lustosa, formada pela Belas Artes de São Paulo, especializada em arquitetura de interiores residencial. Iniciou sua carreira em 2008, e desde então tem colocado em seus trabalhos ideias criativas e inovadoras, aliando funcionalidade ao design criativo.
www.manoelalustosa.com.br
Facebook: https://goo.gl/TGtJRK
Instagram: @manoelalustosaarquitetura
Fonte: https://goo.gl/d4RVKp