Transforme sua garagem em ambiente social
Se sua garagem está vazia e você quer aproveitar para utilizar esse espaço de uma forma criativa e interessante? Que tal transforma-la em um ambiente social, integrando ainda mais os moradores?
Com o propósito de mostrar que é possível socializar um ambiente sem utilidade, a designer de ambientes Laura Santos criou o “Espaço Leitura”. O ambiente nasceu da transformação de uma a garagem em um local que se comunica e, ao mesmo tempo, interage o usuário, assim como a leitura interage com o leitor.

Laura explica como é possível fazer este tipo de mudança de ambientes. “É importante verificar se a garagem é aberta ou fechada. No caso da garagem ser aberta e a pessoa quiser fechar, será preciso fazer obras. Mas, caso queira fazer, por exemplo, um estar aberto é possível trabalhar com pergolado e móveis próprios para a área externa. É preciso ver se existe necessidade de troca de materiais ou aproveitar o que já tem, diminuindo, assim, o custo do investimento. Neste meu projeto mesmo eu optei por não trocar o piso e, para dar mais aconchego ao ambiente, coloquei tapete”, conta.

Para transformar a garagem em um espaço sociável, um dos recursos mais importantes para se investir é a iluminação, pois normalmente este é um ambiente que possui apenas um foco de luz. De acordo com Laura Santos, é muito importante distribuir a iluminação no decorrer do espaço de forma a criar cenas mais intimistas ao ambiente, além de lançar mão de objetos que componham com harmonia a ambientação.
“Ao mudar esse tipo de ambiente para um estar, o projeto luminotécnico é trabalhado com mais carinho. Utilizar elementos como tapete, quadros, adornos, móveis próprios para sala, faz com que sequer lembremos que ali, um dia, foi uma garagem. Normalmente, as garagens são amplas, então é preciso criar uma composição que deixa o espaço mais acolhedor e aconchegante como são as salas”, ressalta.

De acordo com a profissional, uma garagem pode se transformar em copa, espaço gourmet, atelier, home office, pois existe a possibilidade de se trabalhar com variados tipos de recursos decorativos próprios para espaços assim e, nem mesmo o odor de combustível é capaz de interferir na criatividade.
“A utilização de aromatizadores e plantas naturais permite um frescor ao espaço, filtrando o ar presente no ambiente deixando-o mais puro”, indica Laura Santos.

Fonte: https://goo.gl/9UJGb8
